No dia 30/10, as turmas do 5º e 6º período do curso de Engenharia Civil da Faculdade Pio X visitaram as obras de duplicação e restauração da BR-101 SE no trecho entre Aracaju e Estância. Os alunos vivenciaram, de forma prática, técnicas construtivas e conceitos de disciplinas da área de Geotecnia e Estruturas, além de assistirem toda a logística de uma grande obra de infraestrutura, que, nesse caso, é a maior em execução no estado com um valor aproximado de 1 bilhão de reais em toda sua extensão.
Nas paradas em cada ponte, corte ou aterros, os assuntos tratados em sala de aula eram relembrados e os alunos puderam tirar suas dúvidas e contemplar suas curiosidades.
Na visita feita ao canteiro de obras do consórcio formado pelas Empresas Queiroz Galvão e Delta Construções, engenheiros e técnicos realizaram palestra sobre o empreendimento e as tecnologias aplicadas, segurança do trabalho, controle de qualidade e logística da obra. Os laboratórios e as usinas de concreto, solos e asfalto, também fizeram parte do roteiro.
E para finalizar, as turmas viram a máquina para execução de placas de concreto de cimento Portland (CCP) para pavimentos rígidos de rodovia, que, segundo a empresa executora, trata-se da mais moderna em atividade na América Latina e tem capacidade para executar até 1 km de pavimento, com a largura de 11m, por dia.
Certamente os alunos que estiveram no campo nessa visita aprimoraram seus conhecimentos numa experiência prática intensa e motivadora.
Nossos agradecimentos ao DNIT, à Faculdade Pio X, à Engesur (empresa supervisora) e ao Consórcio Queiroz Galvão e Delta Construções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário